Para quem andou pelos Parques e Florestas Nacionais. No dia 18 durante o evento Support Your Parks Weekend do POTA, creio que estamos todos de acordo: esteve um dia excelente para sair de casa — pena a propagação não ter aparecido para a festa.
Ainda assim, tivemos sorte com o tempo. Montar o mastro, esticar a antena e preparar o material sem vento nem chuva já facilita bastante. E estar ao ar livre, com o rádio a funcionar, compensa sempre o esforço da deslocação.
Depois vieram os QSOs… e a realidade fez-se sentir. A propagação em Portugal não esteve famosa. As bandas pareciam algo “surdas”, os sinais chegavam fracos e o ruído não deu tréguas. Foi preciso esforço (e um ouvido bem afinado) para conseguir fechar contactos, e o logbook esteve longe de crescer ao ritmo desejado.
O que salvou o dia foi a persistência de quem estava a ativar e, acima de tudo, a enorme paciência de quem esteve em casa a fazer de hunter. Houve respeito nas frequências e muita insistência para concretizar os contatos mais difíceis. Cada QSO soube a uma pequena vitória.
Apesar das condições difíceis, ninguém atirou a toalha ao chão. Tivemos uma bela representação no terreno e o esforço acabou por render os seus frutos:

O CT7BDO não se deixou intimidar pela propagação e esteve em grande plano, conseguindo fechar uns suados 11 QSOs.

Sempre na luta, o CT2IXX também fez as honras e garantiu que 10 QSOs ficassem devidamente registados no logbook.

O CS7BIJ também marcou presença e travou a sua batalha nas bandas, terminando a sua participação com 6 QSOs.
E um sincero agradecimento a toda a incrível comunidade de ativadores e hunters, de norte a sul de Portugal e espalhados por todo o mundo, que não baixaram os braços neste Support Your Parks Weekend. É este espírito de resiliência, entreajuda e paixão partilhada nas frequências que nos dá a certeza de que o radioamadorismo e o programa POTA continuam cheios de vitalidade.
Missão Cumprida
No final, já com o material arrumado, ficou a sensação de missão cumprida. Fazer rádio também é isto: trabalhar com o que a ionosfera nos dá e tirar partido do desafio. Foi, sem dúvida, um excelente dia de POTA.
Que venham mais ativações assim — de preferência com uma ajudinha da propagação na próxima vez. 73 a todos!


Deixe um comentário